Núcleo de Psicologia da Uniarp

Valorização da Vida e Saúde Mental para Todos

“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.”

Mahatma Gandhi

Sobre

O Programa

“Você tem várias chances para mudar, comece agora! “

Este espaço foi pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia,  priorizando a saúde mental do indivíduo e na qualidade de vida para todos. Norteado sempre pelos princípios éticos.

campanhas

Campanhas Ativas

Slide
Maio Laranja

MÊS DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL

Slide
Maio Laranja

MÊS DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL

previous arrow
next arrow

programas

Outras Campanhas

“Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

 

O Agosto Laranja é um mês dedicado à prevenção de deficiências, visa conscientizar sobre a importância de alguns cuidados para diminuir a ocorrência de novas deficiências, tanto no momento do parto, quanto ao longo de toda a vida. Esta campanha também busca identificar os casos que necessitam de intervenção precoce.

 

O Dia Nacional do Autismo é uma data importante para conscientização e reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. O dia é comemorado em 2 de abril, desde 2008, e busca promover a inclusão e a valorização da diversidade.

 
O TEA é um distúrbio neurológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento das pessoas. Em geral, as pessoas com autismo apresentam dificuldades na linguagem, na compreensão de regras sociais e na sensorialidade. Por isso, muitas vezes, são alvo de discriminação e preconceito.
 
A importância da data está em sensibilizar a sociedade para as necessidades das pessoas com autismo e promover a inclusão em diversos âmbitos da vida, como a escola, o trabalho e a vida cotidiana. É fundamental garantir o direito à educação, ao atendimento médico e ao acesso à informação para pessoas com TEA e suas famílias.
 
Além disso, o Dia Nacional do Autismo traz à tona a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado desse transtorno. Com acompanhamento médico e terapêutico, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo e contribuir para a sua integração na sociedade.
 

Durante a semana que antecede o Dia Nacional do Autismo, diversas campanhas são promovidas em todo o país para conscientizar sobre o tema. É importante que cada um faça sua parte nessa luta pela inclusão e pelo respeito às diferenças. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

A CAMPANHA MAIO LARANJA VIROU LEI EM 2022 E PREVÊ AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL.   

A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Um dos objetivos  da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população  infantojuvenil brasileira. De acordo com a lei, durante a campanha devem ser desenvolvidas ações como a iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja, a promoção de palestras, eventos e atividades educativas, além da veiculação de campanhas na mídia com banners e folders contendo informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil.

O texto foi relatado no Senado por Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, que destaca a importância da iniciativa para a promover a cultura da denúncia de casos: Olha, é muito importante a gente ter portanto o mês de maio todo pra fazer uma campanha muito extensiva em todos os cantos do Brasil, não apenas a conscientização, mas sobretudo da denúncia, do combate a esse tipo de atrocidade que acaba atingindo as nossas crianças e adolescentes de todo o Brasil. Nós avançamos na legislação brasileira, nós temos o Estatuto da Criança e do Adolescente que traz na verdade princípios fundamentais de proteção. As ações do Maio Laranja são desenvolvidas no âmbito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A data foi instituída em 2000 em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade. Com o intuito de complementar a proteção às crianças e homenagear Araceli, está em debate no Senado uma sugestão legislativa, assinada por nove jovens senadores de 2018, que institui no ambiente escolar a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A proposta está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa já com a relatora, senadora Professora Dorinha Seabra, do União de Tocantins. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Bianca Mingote.

fale com a gente

Atendimento

Precisa do atendimento do Núcleo de Psicologia em alguma questão? Entre em contato e tire suas dúvidas! 

Fale com a gente!

*Sua mensagem será anônima, para que alguém possa entrar em contato com você é necessário fornecer algum dado de contato em sua mensagem.

Em Breve! Aguarde.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.