Qualidade da Água do Rio do Peixe

Conheça os detalhes de uma das melhores pesquisas feitas por acadêmicos da UNIARP com foco em melhorias para a cidade de Caçador.

Qualidade da Água do Rio do Peixe

Conheça os detalhes de uma das melhores pesquisas feitas por acadêmicos da UNIARP com foco em melhorias para a cidade de Caçador.

    Dúvidas?

    Secretaria
    extensao@uniarp.edu.br
    extensao@uniarp.edu.br
    extensao@uniarp.edu.br

    Secretaria extensao@uniarp.edu.br extensao@uniarp.edu.br extensao@uniarp.edu.br

    Descrição do Projeto

    O Monitoramento da Qualidade da Água do Rio do Peixe tem como objetivo apresentar o atual cenário da qualidade da água do Rio do Peixe no percurso do sistema lótico na área urbana e rural do município de Caçador, através de uma classificação sob diferentes parâmetros amostrais – estabelecendo um Índice de Qualidade da Água (IQANFS). O estudo é desenvolvido através do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Farmácia – por meio do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, buscando apresentar para a comunidade do município e meio acadêmico as condições atuais do recurso hídrico, com a perspectiva de dispor de meios alternativos de recuperação ambiental, como também práticas de educação ambiental.

    Figura 1. Localização dos pontos amostrais

    Metodologia

    O estudo do monitoramento da qualidade da água do Rio do Peixe está sendo realizado em 10 pontos amostrais, sendo 5 (cinco) pontos amostrais durante o percurso do Rio do Peixe em área urbana do município – que estão relacionados com a interação antropogênica da área urbana, como também foram selecionados 2 (dois) pontos à jusante e 1 (um) ponto amostral à montante do município, como também 2 (dois) pontos nos seus afluentes (Rio Caçador e Rio Castelhano) que possuem interação com o percurso analisados, conforme Figura 1.

    Figura 1. Localização dos pontos amostrais

    O estudo obterá um caráter contínuo e sua análise será realizada mensalmente através dos parâmetros físicos, químicos e biológicos, conforme Tabela 1. As coletas são realizadas conforme metodologia empregada pela NBR 9898 e as análises são realizadas no Laboratório de Bioquímica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, conforme metodologias empregadas pelo Standard Methods for Examination of Water and Wastewater.

    Tabela 1. Parâmetros, unidades e métodos de análises a serem empregados no estudo;

    As analises serão de uma base de dados múltiplos para avaliar o monitoramento da qualidade da água na bacia do Rio do Peixe. Para o desenvolvimento do monitoramento ambiental é utilizado o Índice de Qualidade de Água estabelecido pela National Sanitation Foundation (IQANFS), através da Equação 1.

    IQA = (qDBO/100)wDBO*(qOD/100)wOD*qN/100WN…

    Onde:
    IQA: Índice de Qualidade das Águas, um número entre 0 e 100 (Tabela 3.);
    qi: qualidade do i-ésimo parâmetro, um número entre 0 e 100 (Figura 3.);
    wi: peso correspondente ao i-ésimo parâmetro (número entre 0 e 1, atribuído em função da sua importância para a conformação global de qualidade) (Tabela 2.).
    Para análise do IQANFS foi utilizado os parâmetros de oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes termotolerantes, nitrato, fósforo total, sólidos totais, potencial hidrogênionico (pH), temperatura e turbidez, conforme Tabela 2.

    Tabela 2. Pesos relativos dos parâmetros para o cálculo do (IQANSF);

    A partir dos cálculos efetuados os resultados são comparados com a classificação da qualidade do corpo receptor indicada pelo IQANSF, parametrizado de acordo com a Tabela 3.

    Figura 3. Curvas médias de variação do (IQANFS);

    Tabela 3. Classificação da qualidade da água (IQANFS);

    Os dados serão apresentados mensalmente através de um mapa interativo, como também os valores serão apresentados em tabelas e gráficos Blox spot. O IQA será apresentado por análise sazonal, para cada parâmetro analisado será desenvolvido a comparação entre as médias dos grupos experimentais utilizando análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

    IQA

    O IQANFS será apresentado abaixo, com o objetivo de estabelecer um monitoramento da qualidade da água do Rio do Peixe mensalmente, sazonalmente e anualmente, o qual será apresentado em tabelas e gráficos Blox spot.

    A Figura 1., apresenta os resultados amostrados no mês de Setembro, através de 10 pontos amostrais na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, sendo que a coleta foi realizada no dia 25 de outubro de 2019, sob condições climáticas classificada como chuvoso.

    Figura 1. Monitoramento do IQA – outubro;

    A análise do mês de outubro apresenta uma ponderação mais alta que a do mês de setembro, visto que o aumento do volume da água do Rio do Peixe melhor é a qualidade da água. Contudo, pode-se observar que a ponderação varia de regular a bom, questão relacionada com o despejo irregular de efluente sanitário e industrial. Embora haja uma interação negativa mediante aos pontos na área urbana o Rio do Peixe apresenta uma capacidade alta de autodepuração, onde o ponto 10 (Ponto após a interação urbana) apresenta uma ponderação semelhante ao ponto 2 (Ponto antes da interação urbana). Assim, é preciso desenvolver o monitoramento e a fiscalização do lançamento de efluentes na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, como também desenvolver medidas que busquem à minimização do lançamento de contaminantes no Rio do Peixes e em rios que desaguam nesse sistema lóticos.

    Histórico

    Monitoramento Ambiental

    O Monitoramento ambiental será apresentado abaixo, com o objetivo de estabelecer um monitoramento da qualidade da água do Rio do Peixe mensalmente, sazonalmente e anualmente, o qual será apresentado em tabelas e gráficos Blox spot.

    Coordenador

    Coordenador: Me. Roger F. F. de Campos

    Titulação: Mestre em Ciências Ambientais.
    E-mail: roger@uniarp.edu.br
    Fone: (49)98436-0810

    Financiadores e Parceiros

    Coordenação

    Contato

    roger@uniarp.edu.br 
    (49)98436-0810